Ao longo da jornada, os personagens acumulam fama por suas proezas, conexões com mestres de dobra e contribuições para o equilíbrio do mundo. O nível de fama de um personagem é representado por um valor numérico, com 0 indicando completo anonimato e valores crescentes refletindo o aumento da notoriedade, assim como pontuação negativa representado uma má fama.
01. Fama inicial
No início do RPG, cada personagem começa com uma fama inicial de 0. Isso representa o seu nível de conhecimento antes de embarcar em sua jornada pessoal.
02. Ações e Conquistas
As ações e conquistas dos personagens afetam sua fama e reputação. Isso inclui:
- Ajudar pessoas em necessidade.
- Derrotar inimigos, como bandidos, antagonistas e etc.
- Resolver conflitos, promover a paz.
- Realizar atos heróicos.
- Realizar missões importantes.
- Etc.
03. Ganhando e Perdendo Fama
Cada vez que um personagem realiza uma ação notável, o narrador pode conceder pontos de fama com base na importância da ação. Isso pode variar de 1 a 10 pontos, dependendo da magnitude da ação.
Da mesma forma, os personagens podem perder reputação se agirem de maneira negativa. Isso inclui ações como prejudicar inocentes, roubar ou cometer atos de violência desnecessária. Isso pode variar de -1 a -10 pontos, dependendo da magnitude da ação.
04. Localização Específica
A fama e a reputação de um personagem podem variar dependendo da região do mundo em que eles estão. O que é heróico em um lugar pode ser visto de forma diferente em outro. O narrador deve levar em consideração a localização e cultura ao determinar a reação das outras pessoas.
Com 20 pontos de fama, sendo ela positiva ou negativa, o personagem é amado ou temido pela cidade onde habita.
Com 50 pontos de fama, sendo ela positiva ou negativa, o personagem é reconhecido em toda a região em que habita.
Com 100 pontos de fama, sendo ela positiva ou negativa, o personagem é reconhecido mundialmente.
05. Benefícios e Consequências
Ter uma alta fama pode abrir portas, ganhar aliados e recursos, No entanto, também pode atrair atenção de inimigos poderosos. Ter uma baixa fama pode dificultar a interação com pessoas, resultando em desconfiança e hostilidade.
06. Recompensas e Aventuras
O narrador pode oferecer recompensas especiais e aventuras baseadas na fama dos personagens. Por exemplo, um personagem famoso pode ser convidado para uma missão de alto nível, enquanto um personagem com baixa fama pode precisar realizar atos de redenção.
07. Eventos Especiais
Eventos especiais como torneios de dobradores, podem oferecer oportunidades para os personagens ganharem ou perderem fama. Eles também podem encontrar desafios inesperados que testarão sua fama.