Vantagens dão bônus aos seus personagens e melhoram suas habilidades em algum quesito, desvantagens causam obrigações interpretativas e/ou atrapalham chances em testes. Vantagens são boas, desvantagens são ruins, mas também, depende do ponto de vista podem ser boas.
• Inicialmente o jogador pode escolher duas vantagens inata, que são adquiridas apenas na criação da ficha. [As inatas entram no limite das 5 vantagens que se pode ter na criação da ficha.]
• Ao criar a ficha, o jogador pode escolher 5 vantagens para começar. Lembrando que para cada vantagem, deve-se escolher uma desvantagem. [Não dominadores possuem um bônus de +3 vantagens, sem a adição de desvantagens.]
• Após a criação da ficha, os jogadores podem adquirir mais vantagens por meio de essência, aumentando assim suas vantagens em suas aventuras. Cada vantagem custa 60 pontos de essência.
• Cada vantagem e desvantagem possui um significado narrativo, e durante os combates, elas podem influenciar positiva ou negativamente no resultado dos dados. Vantagens típicas acrescentam um bônus de +1 ao valor do dado em situações específicas descritas na vantagem. Por outro lado, desvantagens podem resultar em uma penalidade de -1 no dado nas circunstâncias definidas para a desvantagem. Esses pesos narrativos adicionam camadas de complexidade e realismo às interações, permitindo que as características individuais dos personagens afetem suas chances de sucesso em diferentes situações. [Esse bônus não afetam as inatas.]
• Ao escolherem vantagens e desvantagens, deve-se levar em conta que todas elas vão interferir diretamente ou indiretamente o seu personagem, por tanto tenha isso em mente na hora de escolher.
• As desvantagens devem ser coerente com o personagem, e assim fazer sentido.
• As vantagens e desvantagens não afetam o combate mecanicamente, por tanto não misturem a narrativa achando que terá vantagens ou desvantagens nos combates, contudo, o combate PvE que é puramente narrativo, as vantagens e desvantagens afetam o resultado em conjunto com a narrativa.
01. Vantagens Inatas
- Lista vantagens inatas:
- Agilidade Sobrenatural: O personagem possui uma agilidade extraordinária, permitindo movimentos rápidos e precisos, além de reações incrivelmente rápidas em situações de combate ou fuga. [+1 em agilidade]
Aprendizado Acelerado: O personagem tem uma habilidade natural para assimilar informações rapidamente, facilitando a aprendizagem de novas habilidades e conhecimentos de maneira eficiente. [Ganha-se 2 slot de skill extra e 1 estilo de combate extra.]
Carreira Marcante: O personagem nasceu em uma família ou cultura conhecida por suas realizações notáveis. Reconhecimento automático de sua linhagem ou origem, acesso a contatos e oportunidades exclusivas, vantagens em interações sociais devido à reputação. [Inclui famílias nobres, postos de governo e militar. Exemplo filho de um general da nação do fogo, filho de um membro do sindicato do reino da terra, e etc. Deve ser explicado na história do personagem, sua nobreza sem fazer parte diretamente do sangue real. Lembrando que os Nômades do Ar não possuem monarquia.]
➥ Recebe 10 pontos de fama
Coordenação Excepcional: O personagem tem uma coordenação motora excepcional, facilitando a execução de movimentos complexos, como acrobacias, malabarismos ou manobras precisas. [+1 em destreza]
Energia Aprimorada: A energia natural do personagem é aumentada, permitindo uma utilização prolongada de habilidades especiais sem esgotar rapidamente sua energia interna. [+30 de energia e +5 de energia por nível]
Estação Revigorante: Em qualquer estação do ano, o personagem mantem o seu poder imaculado pelas mudanças das estações, tendo o poder de sua dobra sempre á cima da média. [+05 de dano em dobras]
Estrutura Corporal Excepcional: Desde o nascimento, o corpo do personagem é excepcionalmente robusto e resistente. [+1 em força]
Força Robusta: O personagem possui uma força física excepcional, permitindo-lhe levantar objetos pesados e causar mais dano em combate corpo a corpo. [Aumenta em 3 o dano de todos os ataques físicos]
Herança Nobre: O personagem nasceu em uma linhagem nobre, concedendo-lhe acesso a recursos, conhecimentos e contatos exclusivos da alta sociedade. [Inclui famílias nobres, postos de governo e militar. Exemplo filho de um general da nação do fogo, filho de um membro do sindicato do reino da terra, e etc. Deve ser explicado na história do personagem, sua nobreza sem fazer parte diretamente do sangue real. Lembrando que os Nômades do Ar não possuem monarquia.]
➥ Recebe 10 pontos de fama
Imunidade Adaptativa: A constituição do personagem permite-lhe desenvolver uma adaptação imunológica mais rápida a novas ameaças, proporcionando uma resistência a doenças específicas após um breve contato. [+1 em constituição]
Resistência à Exaustão: O personagem é mais resistente à exaustão, sendo capaz de manter um desempenho eficaz mesmo quando submetido a longos períodos de atividade física intensa. [+1 em estamina]
Sangue Real: O direito de nascença do personagem está ligado à realeza ou à nobreza, conferindo-lhe legitimidade em reivindicações de trono e um profundo respeito em certos círculos. [Deve ser explicado na história do personagem, sua nobreza de sangue. Lembrando que os Nômades do Ar não possuem monarquia. Limite de um jogador por nação, com exceção de serem gêmeos.]
➥ Recebe 20 pontos de fama
➥ Tribo da Água do Norte: Koisui
➥ Nação do Fogo: Ace
➥ Tribo da Água do Sul: Aiko
Toque Calmante: O personagem possui a habilidade inata de aplicar um toque em pontos específicos que induzem um estado de calma e relaxamento. Em situações de estresse, o personagem pode tocar levemente a pessoa, reduzindo a ansiedade e criando um ambiente propício para a resolução pacífica de conflitos. [Aplica a condição de calma no alvo com dificuldade 13]
Vigor Aprimorado: O vigor natural do personagem é aumentada, permitindo-lhe resistir a fadiga por períodos prolongados. [+30 de vigor e +5 de vigor por nível]
Vitalidade Aprimorada: A vitalidade natural do personagem é aumentada, concedendo um aumento permanente em sua saúde. [+30 de vida e +5 de vida por nível]
02. Vantagens
- Lista vantagens:
- Adaptação Cultural: O personagem é capaz de se adaptar a diferentes culturas e grupos sociais, evitando mal-entendidos e construindo pontes entre comunidades diversas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam se adaptar em diversas culturas que não seja a de origem do personagem.
Adaptação Metabólica: A constituição do personagem permite uma rápida adaptação ao ambiente, seja resistindo a climas extremos, altitudes elevadas ou condições adversas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam se adaptar ao ambiente.
Afinidade com Armas Brancas: O personagem demonstra proficiência específica em armas brancas, como espadas, facas ou lanças, garantindo maior destreza e dano.
➥ +1 na soma em testes que envolvam o uso de armas brancas, como facas.
Agilidade Aprimorada: O personagem é ágil e rápido, capaz de se esquivar de ataques com facilidade, realizar movimentos acrobáticos e se movimentar rapidamente pelo campo de batalha.
➥ +1 na soma em testes que envolvam corrida ou uso explicito de agilidade, como esquiva em combate.
Alívio Rápido: O personagem tem a habilidade de aplicar toques precisos que aliviam rapidamente a dor, seja de lesões físicas ou tensão muscular. Permite ao personagem atuar como um eficaz socorrista em situações de emergência, proporcionando alívio imediato. [+1 na soma em testes que envolvam prestação de socorro e de alívio, reduzindo 1 ponto na fadiga do alvo — Só pode ser usado uma vez por aventura/combate.]
Arma Versátil: O personagem é habilidoso em utilizar uma arma versátil, como uma lança ou bastão, proporcionando flexibilidade em diferentes situações de combate.
➥ +1 na soma em testes que envolvam o uso de armas versáteis, como lança ou bastão.
Arremesso Preciso: O personagem tem uma habilidade notável em arremessar armas com precisão, tornando-se eficaz em ataques à distância.
➥ +1 na soma em testes que envolvam o uso de armas de precisão, como arcos e bestas.
Ataques Múltiplos: O personagem é habilidoso em realizar ataques rápidos e múltiplos em um curto período, aumentando a eficácia em combates corpo a corpo, ou com o uso de sua dobra elemental. [O jogador precisa rolar um dado de quatro lados (1d4) para determinar quantos golpes adicionais ele pode realizar. Cada um desses golpes é executado em um intervalo de apenas um segundo, e é crucial notar que não é permitido direcionar mais de um desses golpes para o mesmo alvo. A habilidade possibilita ao jogador atacar múltiplos alvos simultaneamente, distribuindo seus golpes de maneira ágil e eficaz entre diferentes adversários.]
Aura Protetora: Uma aura espiritual protetora envolve o personagem, proporcionando uma camada adicional de defesa. Resistência a ataques espirituais, capacidade de repelir entidades negativas, proteção contra maldições e influências espirituais prejudiciais. [Reduz em 5 o dano de todos os ataques espirituais sofridos.]
Bloqueio Energético: O personagem é habilidoso em bloquear o chi em regiões específicas do corpo, neutralizando temporariamente a capacidade do oponente de usar habilidades baseadas em chi. [Ao atingir o alvo, ele fica 3 segundos sem poder usar nenhuma habilidade proveniente de dobras elementais]
Bloqueio Temporário: O personagem pode temporariamente bloquear o chi de um oponente, prejudicando suas habilidades físicas ou espirituais por um curto período. [Ao atingir o alvo, ele fica 3 segundos sem poder usar nenhuma habilidade proveniente de dobras elementais, e nesse mesmo tempo ele perde sua conexão espiritual]
Caleidoscópio Elemental: O personagem tem a capacidade de transformar a cor de seu elemento ao dobra-lo, pois a energia do seu chi afeta o elemento diretamente na dobra, desta forma tornando a alteração da cor padrão uma marca única do personagem. [Limitação de uma cor por jogador]
➥ Fogo negro Hiese Lang
➥ Fogo roxo Feng Yan
Carisma Inabalável: O personagem possui uma presença magnética e cativante, sendo naturalmente carismático e atraindo a atenção positiva dos outros.
➥ +1 na soma em testes que envolvam situações sociais, como conversas com segundas intenções, discursos, diplomacias e etc.
Conexão Elemental: O personagem tem uma forte afinidade espiritual com um elemento específico, permitindo uma manipulação mais eficaz e intuitiva desse elemento.
➥ +1 na soma em testes que envolvam o uso do elemento escolhido.
Conhecimento Polivalente: O personagem possui uma ampla base de conhecimento em diversas áreas, facilitando a adaptação a situações variadas e a resolução de desafios multidisciplinares. [Pode escolher até 3 áreas das perícias existentes, e terá +1 na soma quando envolvam tais perícias.]
Consciência Espiritual: O personagem tem uma conexão profunda com o mundo espiritual. Capacidade de perceber presenças espirituais, habilidade de interagir com espíritos ou entidades espirituais, resistência aumentada a influências espirituais negativas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam resistir a influências negativas de espíritos.
Constituição Robusta: O personagem possui uma constituição física sólida, conferindo-lhe uma resistência natural a doenças, venenos e condições ambientais adversas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam resistir a doenças e venenos.
Contra-Ataque Eficiente: O personagem pode transformar os ataques inimigos em oportunidades de bloqueio de chi, revertendo o fluxo de energia contra o agressor. [bloqueio perfeito ao tirar 20 no dado, você pode devolver a energia liberada para o alvo que a liberou, causando o dano ao corpo do mesmo.]
Cortesia Excepcional: O personagem é cortês e respeitoso, sendo capaz de criar e manter boas relações interpessoais em diversas situações sociais.
➥ +1 na soma em testes que envolvam situações sociais, como conversas com segundas intenções, discursos, diplomacias e etc.
Criatividade Ilimitada: O personagem tem uma mente criativa e inovadora, sendo capaz de encontrar soluções únicas para problemas e abordagens originais para desafios.
➥ +1 na soma em testes que envolvam a criação de coisas e solucionar desafios.
Cura Espiritual: O personagem tem a capacidade de canalizar energia espiritual para curar ferimentos físicos e emocionais, tanto em si mesmo quanto em outros. [Utilizando uma ação comum, o personagem consegue converter parte do seu chi em uma cura para si ou para outros, sempre na mesma proporção: +20 HP e -20 EN]
Desorientação Mental: O personagem atinge pontos de pressão que causam desorientação mental temporária no oponente, afetando sua concentração e habilidades de combate. [Ao atingir o alvo, ele fica 3 segundos sem poder usar nenhuma habilidade proveniente de dobras elementais, e nesse mesmo tempo ele não pode usar nenhuma ação de orientação ou combate.]
Despertar Energético: O personagem conhece pontos de pressão que, quando estimulados, despertam a energia interior, conferindo uma sensação de vigor e revitalização. Pode ser usado para aumentar temporariamente a resistência física, aprimorar a concentração ou superar a fadiga. [Reduz em 5 o dano de todos os ataques físicos sofridos por 3 rodadas, e se joga 1D4 para ver quantos pontos são reduzidos da fadiga.]
Destreza Manual: O personagem possui habilidades manuais excepcionais, o que o torna eficiente em atividades que exigem precisão, como arrombamento, trabalho com instrumentos, e manipulação de dispositivos delicados.
➥ +1 na soma em testes que envolvam habilidade manuais ou uso explicito de destreza, como esquiva em combate.
Discrição Diplomática: O personagem é habilidoso em lidar com situações delicadas, mantendo a discrição e evitando conflitos desnecessários.
➥ +1 na soma em testes que envolvam situações sociais, como conversas com segundas intenções, discursos, diplomacias e etc.
Domínio da Besta de Guerra: O personagem tem uma habilidade inata no uso de armas pesadas, como maças, martelos de guerra ou machados de batalha.
➥ +1 na soma em testes que envolvam o uso de armas pesadas, como maças, martelos de guerra ou machados de batalha.
Eloquência: O personagem é hábil na expressão verbal, capaz de se comunicar claramente e persuadir os outros por meio de sua eloquência.
➥ +1 na soma em testes que envolvam persuasão.
Empatia Natural: O personagem possui uma habilidade inata para compreender e se conectar emocionalmente com os outros.
➥ +1 na soma em testes que envolvam entender o outro, podendo ser pessoas, animais e espíritos.
Empatia Social: O personagem compreende intuitivamente as dinâmicas sociais, tornando-se capaz de se adaptar a diferentes ambientes e interagir eficazmente com uma variedade de personalidades.
➥ +1 na soma em testes que envolvam entender como que uma sociedade, grupo ou organização funciona.
Empunhadura Firme: O personagem possui uma habilidade excepcional em manter a estabilidade e resistir a desarmes, proporcionando maior segurança durante o combate.
➥ +1 na soma em testes que envolvam desarme.
Energia Pulsante: O personagem pode canalizar temporariamente uma quantidade adicional de estamina para aumentar momentaneamente suas habilidades físicas, como força, destreza ou agilidade. [Gasta-se 20 de estamina para aumenta +1 na soma em testes físicos que envolvam a força, destreza ou agilidade.]
Equilíbrio Energético: O personagem é capaz de equilibrar e harmonizar as energias espirituais ao seu redor, trazendo calma e serenidade a ambientes perturbados.
➥ +1 na soma em testes que envolvam purificar espíritos.
Especialista em Arremesso: O personagem tem um talento inato para o arremesso preciso de armas como facas, machados ou estrelas de arremesso.
➥ +1 na soma em testes que envolvam purificar espíritos.
Flexibilidade Extrema: O personagem é notavelmente flexível, sendo capaz de realizar movimentos acrobáticos complexos, escapar de situações de aprisionamento.
➥ +1 na soma em testes que envolvam movimentos acrobáticos.
Foco Mental: O personagem é capaz de manter um alto nível de concentração, mesmo em situações estressantes, facilitando a realização de tarefas complexas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam foco, mesmo em situações de puro caos.
Foco Sustentado: A estamina aprimorada contribui para um foco mental duradouro, permitindo que o personagem mantenha a concentração por períodos estendidos.
➥ +1 na soma em testes que envolvam foco, mesmo em situações de puro caos.
Habilidade de Persuasão: O personagem é persuasivo e convincente, sendo capaz de influenciar os outros por meio de argumentos lógicos e habilidades retóricas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam persuasão.
Habilidade Diplomática: O personagem tem um dom inato para a diplomacia e a resolução de conflitos.
➥ +1 na soma em testes que envolvam persuasão.
Indução de Sono: Ao pressionar suavemente pontos específicos, o personagem pode induzir um estado de sonolência em si mesmo ou em outros. Útil para facilitar o sono em situações de insônia ou para acalmar situações de estresse, proporcionando uma pausa para recuperação. [Aplica a condição de sonolência no alvo com dificuldade 13]
Inspiração de Guerra: O personagem é capaz de motivar aliados durante o combate, aumentando a moral e eficácia do grupo como um todo.
➥ +1 na soma em testes que envolvam motivar outros, proporcionando +1 na soma de todos os motivados na rodada seguinte.
Inteligência Aguçada: O personagem possui uma mente brilhante, sendo excepcionalmente hábil em raciocínio, resolução de problemas e aprendizado rápido.
➥ +1 na soma em testes que envolvam resolução de problemas e aprendizado rápido.
Interferência Sensorial: Ao manipular pontos de pressão, o personagem pode interferir nos sentidos do oponente, causando cegueira temporária, perda de audição ou outros efeitos sensoriais. [O usuário deve escolher entre as condições cegueira e audição, no alvo com dificuldade 13]
Intuição Divina: O personagem possui uma intuição aguçada e guiada por forças espirituais, permitindo prever eventos futuros ou tomar decisões sábias baseadas em insights divinos. [Uma vez por aventura ou combate, o usuário joga 1D4 que representa a sua intuição divina.
1 no dado: Prevê o próximo acontecimento da aventura antes de acontece, em combate prevê os 3 primeiros segundos.
2 no dado: Prevê um acontecimento futuro de sua aventura aleatoriamente, em combate mantem o mesmo do dado 1.
3 no dado: Prevê dois acontecimentos futuros de sua aventura aleatoriamente, em combate mantem o mesmo do dado 1.
4 no dado: Prevê três acontecimentos futuros de sua aventura aleatoriamente, em combate prevê os 6 segundos.]
Intuição Profunda: O personagem tem uma intuição inata que o guia em situações desafiadoras. Habilidade de pressentir perigos iminentes.
➥ +1 na soma em testes de dedução, resistência a efeitos que tentam manipular sua mente.
Liderança Natural: O personagem possui uma habilidade inata para liderar, inspirando confiança e motivando outros a seguir suas orientações. [O líder escolhe onde ganhará +1, em qual tipo de teste será. E com isso todos os que o seguem, ganhará o mesmo +1 no teste escolhido por ele]
➥ +1 na soma em testes de liderança.
Maestria com Espadas: O personagem nasceu com uma habilidade excepcional no manejo de espadas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam o uso de espadas e similares.
Memória Fotográfica: O personagem tem a capacidade de lembrar detalhes visuais com incrível precisão.
➥ +1 na soma em testes que envolvam resistência a efeitos de perda de memória, habilidade de recordar detalhes específicos com facilidade, vantagem em situações que exigem memória visual.
Mente Estratégica: O personagem é hábil em planejar e executar estratégias eficientes, sendo capaz de antecipar movimentos adversários e tomar decisões táticas acertadas.
➥ +1 na soma em testes de liderança.
Mestre de Armas: O personagem é altamente habilidoso no uso de uma variedade de armas, demonstrando proficiência excepcional em combate.
➥ +1 na soma em testes que envolvam qualquer tipo de armamento ou similares.
Negociação Habilidosa: O personagem é talentoso em negociações, capaz de obter vantagens em transações comerciais, alianças políticas e acordos pessoais.
➥ +1 na soma em testes que envolvam persuasão.
Paralisia Temporária: Ao pressionar pontos estratégicos do corpo do oponente, o personagem pode temporariamente paralisar parte do corpo, limitando seus movimentos. [Apenas pode ser aplicado em braços e pernas, paralisando um membro por vez. O membro paralisado fica uma rodada sem poder ser utilizado.]
Perspicácia Social: O personagem é habilidoso em ler as emoções e intenções dos outros, tornando-se eficaz em interações sociais e negociações.
➥ +1 na soma em testes que envolvam ler as emoções através de conversas.
Precisão Anatômica: O personagem possui um conhecimento profundo da anatomia humana, permitindo-lhe identificar e atingir pontos de pressão com precisão.
➥ +1 na soma em testes que envolvam atingir pontos de pressão do alvo.
Precisão Arqueira: Desde jovem, o personagem demonstrou uma habilidade extraordinária com arcos e flechas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam o uso de arcos e flechas.
Precisão Mortal: O personagem tem uma precisão excepcional ao usar armas de longo alcance, aumentando a eficácia de ataques à distância.
➥ +1 na soma em testes que envolvam o uso de armas de longo alcance.
Rápida Execução: O personagem é capaz de bloquear o chi de um oponente com movimentos rápidos e eficientes, tornando a técnica difícil de ser detectada e evitada. [Ao atingir o alvo, ele fica 3 segundos sem poder usar nenhuma habilidade proveniente de dobras elementais, e aumenta em 2 o dano de ataque físico.]
Rápido Metabolismo: O metabolismo do personagem é excepcionalmente eficiente.
➥ +1 na soma em testes que envolvam a resistência de veneno, drogas, toxinas, e qualquer outra substância que atua no metabolismo.
Rede de Contatos: O personagem possui uma extensa rede de relações sociais, facilitando o acesso a informações, recursos e apoio em diversos contextos.
➥ Recebe 10 pontos de fama, e a cada rank conhece um NPC diferente que o ajude com determinadas informações.
Reflexos Rápidos: O personagem tem reflexos aguçados, permitindo-lhe reagir rapidamente a situações de perigo, desviar de ataques e antecipar movimentos adversários.
➥ +1 na soma em testes que envolvam agir rapidamente em meio ao perigo, evitar ser atacado e pego desprevenido.
Resiliência Mental: O personagem possui uma forte resiliência mental, sendo capaz de lidar com pressões e adversidades sem comprometer seu desempenho cognitivo.
➥ +1 na soma em testes que envolvam resistência mental e controles.
Resistência a Toxinas: O corpo do personagem é altamente resistente a venenos e toxinas, proporcionando uma imunidade parcial ou até mesmo completa a substâncias nocivas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam resistência a toxinas e substâncias nocivas.
Resistência Incansável: O personagem tem uma resistência notável, sendo capaz de suportar atividades extenuantes por períodos prolongados e recuperar-se rapidamente após esforços físicos intensos. [Não ganha pontos de fadiga ao extrapolar os limites físicos em primeiro momento, se continuar persistindo segue a regra padrão de fadiga.]
Restrição de Fluxo: O personagem é capaz de restringir o fluxo de chi em áreas específicas do corpo do oponente, limitando suas habilidades relacionadas a dobramento ou técnicas espirituais. [Ao atingir o alvo, ele fica 3 segundos sem poder usar nenhuma habilidade proveniente de dobras elementais]
Sanctum Interior: O personagem possui um espaço espiritual interior, uma espécie de refúgio sagrado onde pode encontrar paz, cura e sabedoria espiritual. [Reduz em 3 o dano de todos os ataques espirituais sofridos.]
Sensibilidade Anatômica: O personagem tem uma sensibilidade aprimorada para identificar pontos de pressão, tornando-se capaz de bloquear chi mesmo em situações de combate acirrado. [Ao atingir o alvo, ele fica 3 segundos sem poder usar nenhuma habilidade proveniente de dobras elementais]
Velocidade de Reação: O personagem reage rapidamente a estímulos e mudanças no ambiente, sendo capaz de tomar decisões instantâneas e se adaptar a situações dinâmicas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam reação instintiva.
Velocidade de Recarga Rápida: O personagem é capaz de recarregar armas de projéteis com uma rapidez notável, reduzindo o tempo de inatividade durante o combate. [Não precisa gastar uma ação simples recarregando armamentos e similares.]
Visão Além do Normal: O personagem é capaz de ver além do espectro normal, percebendo energias espirituais, presenças sobrenaturais e auras. [Detecta presença espiritual em até 50 metros.]
Voz Persuasiva: O personagem tem uma voz encantadora e habilidades de persuasão naturalmente avançadas.
➥ +1 na soma em testes que envolvam persuasão.
03. Desvantagens
- Lista desvantagens:
- Aflição em Ambientes Fechados: O dobrador de ar experimenta desconforto e ansiedade em ambientes fechados e confinados. Dificuldade em concentrar-se e utilizar habilidades plenamente, aumento da ansiedade e risco de ataques de pânico em locais fechados.
Alérgico a Determinados Alimentos: O personagem é alérgico a certos alimentos comuns, podendo sofrer reações adversas ao consumi-los. Risco de reações alérgicas, incluindo dificuldades respiratórias, erupções cutâneas e desconforto gastrointestinal ao ingerir alimentos específicos. [Deve escolher 3 alimentos/ingredientes no qual seu personagem é alérgico]
Ansiedade Social: O personagem experimenta níveis elevados de ansiedade em interações sociais. Penalidade em testes sociais e maior desconforto em situações sociais, podendo levar a mal-entendidos e isolamento.
Apatia Social: O personagem tem uma falta de interesse ou motivação em interações sociais. Dificuldade em construir relacionamentos significativos, menor capacidade de influenciar outros e risco de isolamento social.
Atração por Armas Raras: O personagem é atraído por armas raras e exóticas, mesmo que sejam impraticáveis ou difíceis de obter. Distração constante em busca de armas raras, gasto desnecessário de recursos e maior propensão a situações de perigo para adquiri-las.
Aura Espiritual Distorcida: A aura espiritual do personagem é distorcida, causando desconfiança ou aversão em outros. Dificuldade em construir relações positivas, maior probabilidade de criar desconfiança entre aliados e maior risco de atrair inimigos espirituais.
Aversão à Água: O dobrador de fogo sente desconforto ou aversão ao contato com água. Penalidade em habilidades aquáticas, maior vulnerabilidade a ataques baseados em água e resistência a aprender dobras de água.
Aversão a Armas de Corte: O personagem sente aversão a armas de corte, como espadas e machados. Penalidade em testes de habilidade com armas de corte, dificuldade em causar dano efetivo com essas armas e desconforto emocional durante seu uso.
Baixa Estatura: O personagem é significativamente mais baixo do que a média, o que pode afetar sua presença física e alcance em combate. Penalidade em testes que envolvem intimidar ou impor respeito, além de menor alcance em ataques corpo a corpo.
Baixa Resistência Muscular: A musculatura do personagem é menos resistente, resultando em fadiga precoce e uma menor capacidade de realizar atividades físicas intensas.
Baixa Tolerância ao Calor/Frio: O personagem é mais sensível a extremos de temperatura, podendo sofrer mais rapidamente com condições de calor intenso ou frio extremo.
Bloqueio Crônico de Chi: O personagem sofre de bloqueios crônicos em seus meridianos, limitando constantemente o fluxo de chi. Penalidade constante em habilidades que dependem do chi, menor resistência a ataques que visam o bloqueio de chi e risco de fadiga rápida.
Bloqueio de Chi Auto Imposto: O personagem, por razões pessoais, impõe bloqueios voluntários em seu chi. Dificuldade em acessar plenamente as potencialidades do chi, risco de auto imposição de bloqueios em momentos críticos e limitações auto induzidas nas habilidades de chi.
Bloqueio Hereditário de Chi: O personagem herda um bloqueio de chi de gerações anteriores em sua linhagem. Maior dificuldade em superar o bloqueio ancestral, penalidade persistente em habilidades de chi e risco de transmissão a descendentes.
Canais de Chi Fragilizados: Os canais de chi do personagem são fisicamente frágeis, tornando-os mais propensos a danos e bloqueios. Maior vulnerabilidade a ataques direcionados aos canais de chi, penalidade em resistir a bloqueios externos e maior risco de danos permanentes.
Chi Desarmonizado com a Natureza: O chi do personagem está em desarmonia com as energias naturais ao seu redor. Dificuldade em sincronizar o chi com elementos naturais, penalidade em habilidades relacionadas à natureza e maior suscetibilidade a desequilíbrios ambientais.
Coordenação Motora Comprometida: O personagem tem dificuldade em coordenar movimentos precisos, afetando a habilidade em realizar ações que exigem destreza e precisão.
Déficit de Velocidade: O personagem tem uma velocidade abaixo da média, o que pode dificultar a evasão de ataques rápidos ou a participação em situações que exigem movimento rápido.
Dependência da Pureza do Ar: O dobrador de ar é dependente da qualidade do ar para realizar suas dobras com eficácia. Penalidade em ambientes poluídos, maior propensão a doenças respiratórias e dificuldade em manter o desempenho em condições de baixa qualidade do ar.
Dependência Lunar: A dobra de água é influenciada pelas fases lunares, sendo mais poderosa em determinados momentos. Menor eficácia durante fases lunares específicas, vulnerabilidade em outras fases e dependência da lua para alcançar seu potencial máximo.
Desajeitado com Armas de Haste: O personagem tem dificuldade em manusear armas de haste, como lanças e alabardas. Penalidade em testes de habilidade com armas de haste, menor eficácia em combate com esses tipos de armas e risco aumentado de autólise.
Desbalanceamento Energético: O personagem possui um desbalanceamento nas energias espirituais, afetando seu equilíbrio interno. Risco de manifestações espirituais descontroladas, penalidade em habilidades espirituais precisas e maior propensão a comportamentos erráticos.
Desconexão Espiritual: O personagem tem dificuldade em se conectar com as energias espirituais ao seu redor. Menor habilidade para utilizar habilidades espirituais, dificuldade em se comunicar com entidades espirituais e maior vulnerabilidade a influências espirituais negativas.
Desconforto com Armas Pesadas: O personagem se sente desconfortável ao manusear armas pesadas, como grandes martelos e machados de batalha. Penalidade em testes de habilidade com armas pesadas, menor eficácia em combate e fadiga mais rápida ao usá-las.
Desconhecimento de Seu Propósito Espiritual: O personagem não tem clareza sobre seu propósito espiritual ou destino. Dificuldade em seguir um caminho espiritual, menor resistência a manipulações espirituais que explorem essa incerteza e risco de desorientação espiritual.
Desprezo pela Autoridade: O personagem tem uma aversão inata à autoridade e pode ser resistente a seguir ordens. Penalidade em situações que envolvem figuras de autoridade, maior propensão a desafiar ordens e risco de alienação em ambientes hierárquicos.
Dificuldade em Cicatrização: O personagem tem uma capacidade de cicatrização mais lenta do que o normal, tornando-se mais propenso a infecções e complicações em ferimentos. Maior tempo de recuperação após lesões, maior risco de infecções em cortes e ferimentos, e dificuldade em se recuperar completamente de danos físicos.
Dificuldade em Dobrar Areia: O personagem enfrenta desafios ao tentar dobrar areia, uma forma de terra solta. Menor eficácia ao dobrar areia, risco de exaustão ao tentar controlá-la e resistência em aprender técnicas avançadas com esse elemento.
Fadiga Solar: O dobrador de fogo é suscetível à fadiga excessiva quando exposto por longos períodos à luz solar intensa. Menor resistência física sob luz solar direta, risco de exaustão mais rápida e dificuldade em manter o desempenho em condições de calor extremo.
Falta de Resistência a Voo: O dobrador de ar tem dificuldade em manter resistência física durante o voo. Limitação na duração do voo, maior fadiga após voar e risco de quedas devido à exaustão.
Fluxo de Chi Irregular: O personagem tem um fluxo de chi irregular em seu corpo, dificultando o controle preciso dessa energia vital. Menor eficácia em habilidades que exigem controle preciso de chi, maior propensão a efeitos colaterais e risco de bloqueio espontâneo em situações de estresse.
Fragilidade Energética: O personagem tem uma resistência espiritual frágil, tornando-o mais suscetível a ataques ou manipulações espirituais. Maior vulnerabilidade à espiritualidade e habilidades espirituais adversas, com consequências negativas mais intensas.
Fragilidade Muscular: O personagem possui músculos mais frágeis, resultando em menor força física. Penalidade em testes de força e resistência física, além de maior suscetibilidade a lesões musculares.
Fragilidade Óssea: Os ossos do personagem são mais frágeis e propensos a fraturas, tornando-o mais vulnerável a lesões ósseas.
Hipersensibilidade Emocional: O personagem reage intensamente a estímulos emocionais, sendo propenso a emoções fortes. Dificuldade em manter a compostura em situações emocionais, maior probabilidade de ser influenciado emocionalmente e risco de reações exageradas.
Impulsividade Crônica: O personagem tem uma tendência a agir impulsivamente, sem considerar as consequências sociais. Maior probabilidade de causar situações embaraçosas, penalidade em situações que exigem cautela social e risco de alienação.
Impulsividade Piromania: O personagem tem uma atração irracional por fogo e uma tendência a usar sua dobra de fogo impulsivamente. Risco de causar incêndios acidentais, dificuldade em controlar a intensidade do fogo e aumento da propensão a confrontos.
Inabilidade com Armas Duplas: O personagem tem dificuldade em manejar eficientemente armas duplas, como adagas em ambas as mãos. Penalidade em testes de habilidade com armas duplas, menor eficácia em combate e risco de autólise devido à falta de coordenação.
Inabilidade contra Dobra de Água no estado de Gelo: O personagem tem dificuldade em enfrentar dobras de água no estado de gelo. Menor eficácia ao combater a dobra de água no estado de gelo, sofre penalidade sempre que enfrenta a dobra de água no estado de gelo.
Inabilidade Diplomática: O personagem tem dificuldade em se comunicar de maneira diplomática e pode ser propenso a confrontos. Penalidade em negociações e mediação, maior risco de iniciar conflitos durante interações sociais.
Inabilidade em Dobra de Metal: O dobrador de terra tem dificuldade em controlar metais, uma extensão natural de sua habilidade. Menor eficácia ao tentar dobrar metal, risco de lesões ao tentar controlá-lo e resistência em aprender técnicas avançadas com metais.
Inabilidade em Dobra de Névoa: O personagem enfrenta desafios ao tentar dobrar névoa, uma forma de água no estado gasoso. Menor eficácia ao dobrar névoa, risco de perda de visibilidade ao interagir com ela e resistência em aprender técnicas avançadas com esse subelemento.
Inabilidade Empática: O personagem tem dificuldade em compreender e se conectar emocionalmente com os sentimentos dos outros. Dificuldade em criar empatia, penalidade em situações que requerem sensibilidade emocional e maior probabilidade de conflitos interpessoais.
Inabilidade Social: O personagem carece de habilidades sociais básicas, como etiqueta e boas maneiras. Penalidade em testes sociais que envolvem comportamento social adequado, maior dificuldade em se integrar em grupos e eventos sociais.
Insegurança Crônica: O personagem tem uma autoimagem constantemente negativa e dúvidas sobre suas habilidades. Penalidade em testes que envolvam confiança ou auto expressão, podendo levar a decisões autolimitantes.
Insônia Crônica: O personagem tem dificuldade em dormir regularmente. Menor recuperação de pontos de fadiga, maior irritabilidade e possíveis penalidades em testes que envolvam concentração.
Instabilidade de Chi Emocional: As emoções do personagem impactam drasticamente o fluxo de seu chi. Flutuações constantes no chi, dificuldade em manter controle em situações emocionais intensas e risco de efeitos colaterais inesperados.
Intolerância a Alturas: O dobrador de terra tem uma aversão a alturas e se sente desconfortável em terrenos elevados. Penalidade em habilidades quando em elevações, maior propensão a vertigens e dificuldade em manter o foco em combates em terrenos elevados.
Intolerância a Armas Envenenadas: O personagem é intolerante ao uso de armas envenenadas, independentemente de ser o usuário ou vítima. Penalidade em testes de habilidade com armas envenenadas, maior dificuldade em resistir a efeitos de venenos e risco de reações adversas ao manusear essas armas.
Intolerância ao Esforço Prolongado: O personagem sofre com uma baixa resistência a esforços prolongados, podendo rapidamente atingir níveis elevados de fadiga em atividades físicas contínuas.
Intolerância Cultural: O personagem possui uma aversão inata a certas culturas ou grupos étnicos. Dificuldade em se relacionar com membros dessas culturas, penalidade em testes sociais com esses grupos e maior probabilidade de conflitos interculturais.
Limitação Respiratória: O personagem enfrenta dificuldades respiratórias, reduzindo a eficiência em atividades físicas intensas ou em ambientes com pouco oxigênio.
Limitação Respiratória: O personagem possui uma capacidade pulmonar reduzida, afetando sua resistência física em atividades intensas. Menor resistência cardiovascular, resultando em fadiga mais rápida durante atividades físicas extenuantes.
Má Postura: O personagem possui uma postura inadequada, o que pode resultar em dores nas costas e desconforto físico. Penalidade em testes de resistência física prolongada e maior suscetibilidade a lesões nas costas.
Má Recuperação de Ferimentos: O corpo do personagem leva mais tempo para se recuperar de ferimentos, prolongando o período de convalescência após confrontos ou lesões.
Mal-Entendido com Armas de Projétil: O personagem tem dificuldade em entender e usar efetivamente armas de projétil, como arcos ou bestas. Penalidade em testes de habilidade com armas de projétil, menor precisão e alcance efetivo e risco de causar danos acidentais a aliados.
Maldição Espiritual: O personagem está sob uma maldição espiritual que afeta negativamente suas habilidades ou bem-estar espiritual. Penalidades específicas relacionadas à maldição, com possíveis efeitos negativos em habilidades espirituais ou interações com o mundo espiritual.
Mau Equilíbrio: O personagem tem dificuldades em manter o equilíbrio, o que pode afetar sua destreza e mobilidade. Penalidade em testes de equilíbrio, maior suscetibilidade a efeitos que causem desequilíbrio e risco aumentado de quedas.
Memória de Curto Prazo Limitada: O personagem tem dificuldade em reter informações por longos períodos. Dificuldade em recordar detalhes importantes e menor eficácia em situações que exigem memorização prolongada.
Perda de Audição Parcial: O personagem tem uma perda parcial da audição, afetando sua capacidade de perceber sons sutis. Dificuldade em perceber ameaças furtivas, menor precisão em situações que dependem do sentido auditivo e vulnerabilidade a surpresas.
Presença Espiritual Ameaçadora: O personagem emana uma aura espiritual que pode ser percebida como ameaçadora por outros. Dificuldade em criar relações positivas com entidades espirituais, maior probabilidade de atrair criaturas espirituais hostis e resistência de outros a se aproximarem.
Problemas de Circulação: O personagem tem uma circulação sanguínea comprometida, resultando em extremidades frias e maior risco de dormência. Penalidade em resistir a condições de frio extremo, além de maior susceptibilidade a problemas circulatórios.
Problemas de Visão Periférica: O personagem tem dificuldade em enxergar objetos ou movimentos em sua visão periférica. Maior vulnerabilidade a ataques furtivos, penalidade em perceber ameaças vindas dos lados e dificuldade em rastrear movimentos rápidos.
Rejeição a Locais Elevados: O personagem se sente desconfortável em locais elevados e abertos. Penalidade em habilidades quando em terrenos elevados, maior propensão a vertigens e dificuldade em manter o foco em ambientes abertos.
Rejeição de Água Contaminada: O dobrador de água é intolerante à manipulação de águas contaminadas ou poluídas. Maior dificuldade em dobrar águas poluídas, risco de intoxicação ao tentar controlá-las e resistência a utilizar técnicas que envolvam águas contaminadas.
Resistência Inata a Técnicas de Desbloqueio: O personagem tem uma resistência inata a técnicas que buscam desbloquear chi. Dificuldade em receber tratamentos ou treinamentos para desbloquear chi, maior tempo necessário para superar bloqueios e risco de efeitos adversos durante o processo.
Sede Constante por Hidratação: O dobrador de água requer hidratação constante para manter sua habilidade de dobrar. Penalidade em habilidades quando desidratado, maior propensão à exaustão e risco de incapacidade de dobrar em ambientes áridos.
Sensibilidade a Bloqueadores de Chi: O personagem é particularmente sensível aos efeitos de bloqueadores de chi. Efeitos mais intensos quando exposto a bloqueadores de chi, maior vulnerabilidade a técnicas de supressão e recuperação mais lenta após a exposição.
Sensibilidade a Entidades Negativas: O personagem é particularmente sensível à presença de entidades espirituais negativas. Maior probabilidade de encontros com entidades hostis, risco de possessão espiritual e dificuldade em se proteger contra influências negativas.
Sensibilidade à Poluição Atmosférica: O dobrador de ar é particularmente sensível à poluição atmosférica. Penalidade em habilidades em ambientes poluídos, maior propensão a doenças respiratórias e risco de perda temporária de habilidades em locais altamente poluídos.
Sensibilidade Sísmica: O dobrador de terra é excessivamente sensível a movimentos sísmicos, mesmo os mais sutis. Distração constante em áreas propensas a pequenos tremores, dificuldade em manter concentração durante esses eventos e risco de perda de equilíbrio.
Tendência à Paranoia: O personagem é propenso a desconfiança excessiva e suspeitas infundadas. Dificuldade em confiar em outros personagens, tendência a interpretar ações de maneira negativa e maior isolamento social.
Transtorno de Déficit de Atenção: O personagem tem dificuldade em manter o foco por longos períodos. Penalidade em testes de concentração, menor eficácia em tarefas que requerem atenção prolongada e maior probabilidade de distração.
Vazio Espiritual: O personagem sente um vazio espiritual dentro de si, impedindo-o de alcançar plenitude espiritual. Dificuldade em acessar habilidades espirituais avançadas, menor resistência a influências espirituais negativas e maior propensão a sentimentos de desespero.
Vínculo de Chi Comprometido: O personagem tem seu chi vinculado a outra entidade, o que pode ser uma fonte de instabilidade. Risco de interferência na manipulação de chi, dependência da outra entidade para manter o fluxo de chi e vulnerabilidade a manipulações por meio desse vínculo.
Visão Comprometida: A visão do personagem é prejudicada, seja por problemas oculares ou pela dependência de óculos, impactando sua capacidade de perceber o ambiente.
Visões Perturbadoras: O personagem tem visões espirituais perturbadoras que podem afetar sua sanidade. Penalidade em testes mentais após visões, risco de tomar decisões baseadas em interpretações incorretas e maior propensão a problemas psicológicos.
Vulnerabilidade a Ataques de Eletricidade: A água é um condutor eficaz de eletricidade, tornando o dobrador de água mais suscetível a ataques elétricos. Maior dano ao ser atingido por ataques elétricos, dificuldade em resistir a efeitos de paralisia elétrica e risco de curtos-circuitos ao dobrar água.
Vulnerabilidade a Ataques Sísmicos: O dobrador de ar é vulnerável a ataques sísmicos e vibracionais. Maior dano ao ser atingido por ataques sísmicos, dificuldade em manter concentração durante esses ataques e risco de desorientação.