A Dobra de Fogo é a habilidade pirocinética de controlar o fogo, uma das quatro artes de dobra elementares. É única entre as artes de dobra, pois é só nela que o executor pode gerar o elemento.
Os primeiros dobradores de fogo humanos viveram em uma cidade em cima de uma tartaruga leão durante a era de Raava e a arte mais tarde se espalhou para os Guerreiros do Sol, a Nação do Fogo e a República Unida das Nações. O Reino da Terra também tem uma pequena minoria dobradora de fogo.
A dobra comum dos dobradores de fogo consegue criar e mover labaredas ao redor, criar chamas e outras coisas. Para realizar pequenos feitos com a dobra de fogo você pode realizar um teste de Vontade para isso.
Técnicas mais elaboradas com o fogo exigem o movimento preciso e exato que deve ser arduamente treinado.
Toda Habilidade de dobra de fogo recebe o seu valor de Vontade x 1 como bônus de acerto, e seu valor de Vontade x2 como bônus de dano.
01. Habilidades da dobra de nível 0
"Bolas de fogo" ou "Socos de fogo"
Descrição: Outra habilidade básica, socos produzem bolas de fogo em miniatura e mísseis de fogo. Eles podem ser carregados para criar explosões maiores e mais lentas, ou disparadas rápida e repetidamente para manter os adversários fora de equilíbrio.
Nível: 0
Propriedades: Ataque. [mod.] Alcance(médio). [mod.] Carga
Bomba de fogo
Descrição: Usado como um ataque de curto alcance, um dobrador de fogo pode criar uma chama na extremidade de um membro e empurrar a chama para baixo em uma explosão. Zuko usou essa técnica uma vez, e tanto Zuko quanto Aang a realizaram no início de sua rotina na Ilha Ember. Aprimorado pelo poder do Cometa de Sozin, o Rei Fênix Ozai usou uma variante extremamente poderosa de uma bomba de fogo para romper o escudo de terra de Aang.
Nível: 0
Propriedades: Ataque. [mod.] Alcance(médio)
Adagas de fogo
Descrição: Jatos semelhantes a maçaricos que são criados com o punho ou as pontas dos dedos para usar como ataques corpo a corpo de perto. No entanto, eles não têm a capacidade de bloquear objetos físicos.
Nível: 0
Propriedades: Ataque.
Círculo de fogo
Descrição: Uma técnica demonstrada pelos Guerreiros do Sol. Eles criaram um círculo de fogo e o suspenderam no ar por um longo período de tempo. Os homens das tribos fizeram esses círculos com a Chama Eterna pouco antes que Zuko e Aang fossem julgados por Ran e Shaw.
Nível: 0
Propriedades: Controle. Mobilidade.
Correntes de fogo
Descrição: Uma habilidade básica de dobra de fogo, os dobradores de fogo podem disparar fluxos contínuos de fogo com a ponta dos dedos, punhos, palmas ou pernas. Esses fluxos podem ser ampliados para criar técnicas semelhantes a lança-chamas. Os soldados da Nação do Fogo usaram frequentemente esta técnica para danificar ou destruir aldeias e cidades.
Nível: 0
Propriedades: Ataque. [mod.] Alcance(médio)
02. Habilidades da dobra de nível 1
Propulsores
Descrição: Permite ao dobrador usar o calor gerado pela sua dobra para se propulsionar no ar como um foguete para alguma determinada direção. Em níveis mais elevados de dobra, o usuário é capaz até mesmo de voar livremente através dessa técnica.
Nível: 1
Propriedades: Defesa. Mobilidade.
Bloqueio de fogo
Descrição: Um dobrador de fogo habilidoso pode desarmar e extinguir uma explosão de fogo de outro dobrador de fogo usando um chute rápido, soco ou qualquer outra manobra defensiva, permitindo que eles parem os ataques.
Nível: 1
Propriedades: Defesa.
Chicote de fogo
Descrição: Uma extensão de um fluxo de fogo, este fluxo contínuo de chama tem uma qualidade semi-tátil e pode ser utilizado como um chicote.
Nível: 1
Propriedades: Ataque. [mod.] Alcance(médio)
Redirecionamento de chamas
Descrição: De forma semelhante a dobra de água, os dobradores de fogo são capazes de mudar o curso de uma explosão de fogo que se aproxima e redirecioná-la de volta para o atacante usando movimento fluido. Este movimento exemplifica o uso de dobra de fogo como uma extensão do corpo e é usado com pouca frequência no combate moderno em favor de manobras mais ofensivas.
Nível: 1
Propriedades: Ataque. Defesa. [mod.] Alcance(médio)
03. Habilidades da dobra de nível 2
Lâmina de fogo
Descrição: Uma versão mais avançada de um arco ardente. Ao estreitar e condensar suas projeções de chama, os dobradores de fogo podem criar lâminas finas de fogo para cortar objetos sem destruí-los completamente. Azula usou essa técnica para cortar uma parede, e Zuko a usou para libertar Azula dos chicotes de água de Katara.
Nível: 2
Propriedades: Controle. Ataque. [mod.] Alcance(médio)
Açoite de fogo
Descrição: Uma extensão ainda maior do que o chicote ou corrente de fogo, os dobradores de fogo podem criar um longo ataque de fogo e derrubá-lo sobre seus inimigos, como Azula fez com Aang, ou criar múltiplos picos menores e menores e envolver uma área com fogo, como Zuko fez.
Nível: 2
Propriedades: Ataque. [mod.] Alcance(longo)
Anéis e arcos ardentes
Descrição: Chutes giratórios ou movimentos do braço em varredura criam anéis e arcos para cortar alvos maiores, mais amplamente espaçados ou evasivos. Zuko usou um movimento circular com os pés para criar um anel em expansão e derrubou Azula com sucesso durante o Agni Kai sob o Cometa.
Nível: 2
Propriedades: Controle. Ataque. [mod.] Alcance(médio)
Hiper Propulsores
Descrição: Com um controle extremo da dobra de fogo o usuário é capaz de voar livremente pelo ar usando sua dobra como propulsores precisos.
Nível: 2
Propriedades: Defesa. Mobilidade.
04. Habilidades da dobra de nível 3
Escudo de fogo
Descrição: Essa técnica cria um escudo protetor de fogo em frente ou ao redor de um dobrador de fogo, que pode desviar ataques e explosões. Pode ser uma versão menor da Muralha de Chamas.
Nível: 3
Propriedades: Ataque. Defesa.
Técnicas para Rank Mestre:
Cometa de fogo:
Descrição:Uma forma avançada do fluxo de fogo em que o usuário pressiona o fogo em uma bola e atira para o inimigo.
Nível: 3
Propriedades: Ataque.
Mísseis de fogo
Descrição: Uma forma mais avançada do fluxo de fogo, Dobradores de Fogo poderosa pode disparar longos rios de fogo que seguem o alvo enquanto se movem.
Nível: 3
Propriedades: Ataque.